Sábado, 15 de Agosto de 2020
43 99124-9171
Geral COLUNISTA

A vida é uma luta

Semana passada estive na UPE Clube de Campo conversando com o professor de educação física, Marcelo Luz Arena...

19/07/2020 14h03
Por: Redação Fonte: João Neto
Marcelo Luz Arena
Marcelo Luz Arena

Semana passada estive na UPE Clube de Campo conversando com o professor de educação física, Marcelo Luz Arena, faixa preta de jiu-jitsu 3° grau que, coincidentemente, em 2020 receberá, depois de 5 anos, a faixa preta de 4° grau, além disso, é especialista em artes marciais.

Eu, na verdade, queria conhecer através do Marcelo Luz um pouco de um dos esportes de competição mais difundidos dos tempos atuais: o MMA - Mixed Martial Arts, ou, no bom português: “Artes Marciais Mistas”. 

Simplificando, MMA são artes marciais que utilizam uma grande variedade de técnicas e golpes em que dois competidores tentam derrotar um ao outro, ou, como diz um comentarista do ramo: “A hora de separar os homens dos meninos”. 

O MMA é um dos espetáculos televisivos mais caros e concorridos da atualidade, não faltam patrocinadores, investidores e amantes da arte. Pra se ter uma ideia, o UFC – Ultimate Fighting Championship, maior organização de MMA do mundo, tem como presidente Dana White que, sozinho, acumula uma fortuna de 150 milhões de dólares (fonte: Celebrity Net Worth)

O Brasil é um dos maiores adeptos de MMA do mundo, tendo como maiores nomes Anderson Silva - "o Spider" e Amanda “The Lioness” Nunes!

Em termos municipais os patrocínios praticamente inexistem, ainda há preconceito para esse tipo de trabalho, enfim, pra seguir com o objetivo tem que ter muita paixão para prosseguir.

Voltando ao Marcelo Luz, confesso: Fiquei impressionado com a estrutura da sua academia, com equipamentos de última geração, além dos necessários conceitos inclusivos como: disciplina, respeito, inclusão social, valorização atlética e humana.

Sim, a “Academia Corpo e Mente” e “CT Marcelo Luz Arena” são referências em condicionamento físico e referência regional em formação de atletas campeões de MMA, além disso, trabalha com inclusão de crianças através do “Projeto Social Kids” voltado para jovens de 5 a 17 anos.

Seus atletas disputam competições em várias partes do Brasil, sempre elevando o nome de Santo Antônio da Platina.

Nas paredes da academia, além do slogan “Lutar Sempre – Vencer Talvez – Desistir Nunca” estão expostos troféus, cinturões e conquistas - nos álbuns digitais as imagens dos competidores e eventos grandiosos.

Perguntei ao Marcelo se - um atleta com sua formação acadêmica e graduação esportiva, dono de uma estrutura esportiva que beira a excelência - não estaria tentando tirar leite de pedra em nossa cidade, sem grandes patrocínios, pouca valorização e até o anonimato, e se não seria mais viável ganhar dinheiro em outros centros.

A resposta do cara foi acachapante: 

- Na verdade, além de atleta, sou um sonhador. Eu sonho em continuar na minha cidade, logicamente levando minha equipe para competições e sempre que possível ganhar, porém, penso também em ajudar na inclusão das crianças através do esporte, tirar crianças das ruas, tão expostas nesse mundo violento de hoje!

E continuou...

- Evidente que eu ganharia muito dinheiro num grande centro, porém, acredito que meu mundo é aqui em Santo Antônio da Platina. Outra coisa, além dos necessários patrocínios e valorização da nossa atividade acredito que, algum dia, ficarei sabendo que, por minha mão, tirei uma criança da rua e a tornei uma cidadã de bem. Isso sim me deixaria feliz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 07h30 - Fonte: Climatempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 28°

16° Sensação
13.8 km/h Vento
48% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Chuvoso
Segunda (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 22°

Chuvoso