Terça, 22 de Setembro de 2020
43 99124-9171
Tecnologia TECNOLOGIA

Como o Big Data pode ajudar o seu negócio?

Os Big Data, ou melhor, os grandes dados, são elementos essenciais para o gerenciamento de empresas

24/08/2020 16h04
Por: Redação
Como o Big Data pode ajudar o seu negócio?

 

A era digital promove transformações constantes no dia a dia de um negócio. Se há alguns anos para garantir presença online era preciso comprar domínio e adquirir um bom serviço de host no caso a hostinger para o seu site, hoje é necessário também compreender o Big Data.

Os Big Data, ou melhor, os grandes dados, são elementos essenciais para o gerenciamento de empresas. Graças a eles é possível compreender melhor o comportamento dos seus clientes e, por consequência, elaborar estratégias adequadas de Marketing.

Ele é tão importante que existem até profissionais capacitados especialmente para analisar esse enorme volume de informações. É isso mesmo, o analista de Big Data está na lista de profissões do futuro.

Para entender melhor o que são os Big Data, como é a análise deles e como eles podem ajudar o seu negócio, continue na leitura desse artigo.

O que é Big Data?

Você pode até não saber o que é Big Data, mas quem atua na área da tecnologia ou simplesmente gerencia alguma empresa, de qualquer segmento, com certeza convive com ele diariamente, 24h por dia, vá lá, talvez até sonhe com ele. 

Big Data é essencialmente o grande volume gerado a cada segundo. Tais dados podem estar organizados ou não.

Tudo ok, e o que exatamente o meu negócio tem a ver com isso? A resposta é simples: uma enxurrada de dados surge a cada segundo. Hoje em dia geramos dados usando smartphones, acessando redes sociais, enfim, a web é um oceano de informações.

Por meio dessas informações é possível extrair o que os consumidores dizem a respeito do seu produto, quais as necessidades e o que pode melhorar.

Portanto, diante de tanta informação produzida, é importante encontrar maneiras de organizá-las e usá-las para otimizar o gerenciamento do seu negócio. E é aí que apresentaremos um quinteto fantástico.

Conheça os 5 “V” do Big Data

Além de contar com um bom serviço de host para hospedar o seu site, você pode (e deve) melhorar a presença digital do seu negócio por meio da análise de Big Data. Para isso, é importante mencionar os 5 V’s.

Volume

É a quantidade de dados gerada. Hoje em dia, na era digital, essa quantidade é enorme e organizá-las é o passo básico para não deixar o seu negócio desandar.

Variedade

Se os dados são muitos, significa que eles também são bem variados. Por isso, é importante conhecer as mais diversificadas fontes desses dados. 

Ferramentas como o Google Analytics, o Facebook Ads, o WhatsApp Business, todas elas, além de muitas outras, podem ser fonte de dados. 

Velocidade

Diante do volume e da variedade, é normal que uma das principais características dos Big Data seja a velocidade. Hoje em dia dados são produzidos rapidamente e, por isso, o uso de softwares adequados para analisá-los nem sempre é uma opção, mas sim é uma obrigação.

Entre elas estão o KNIME, o DataMelt, o OpenRefine e o já conhecido de muita gente, o Google Analytics.

Veracidade

Diante de muita informação circulando rapidamente, quais delas são verdadeiras? As fontes dão de confiança? 

Lembre-se que para obter uma precisa análise de dados para gerenciar o seu negócio, a veracidade dos dados obtidos e organizados é fundamental. 

Valor

As informações podem até ser verdadeiras, mas se forem irrelevantes serão tão úteis quanto uma buzina em um avião. É por isso que o valor dos dados é uma característica muito importante para auxiliar o seu trabalho.

Todo o esforço empreendido para organizar e analisar dados desprovidos de valor é um tempo perdido.

Como o Big Data ajuda no gerenciamento do seu negócio

 

Como o Big Data consiste no acúmulo de informação em um amplo universo de dados, ele se tornou um recurso importante para auxiliar a gestão de qualquer negócio, tanto dos grandes empreendimentos quanto dos pequenos.

O motivo disso é que estamos na era digital e qualquer tipo de empresa deve saber como organizar os dados. Isso vale tanto para uma pequena floricultura quanto para uma imensa multinacional. Portanto, o Big Data ajuda o seu negócio de várias maneiras.

Business Intelligence

O “negócio inteligente” consiste basicamente em uma postura de gerenciamento, em que valoriza a organização e o armazenamento de informações relevantes para o negócio.

O Big Data permite que o gestor adote o conceito do Business Intelligence no dia a dia da sua empresa. 

Melhoria dos processos internos

O Big Data é fundamental para fazer o trabalho interno do seu negócio fluir normalmente. Nesse caso, vários são os benefícios e entre eles está o atendimento otimizado aos clientes e o aumento da produtividade.

Bom relacionamento com os clientes

A análise de Big Datas estabelece insights importantes sobre um dos detalhes mais valiosos para o seu negócio: os clientes. 

Essa análise traz informações sobre o consumidor, destacando dados obtidos por meio de comentários de redes sociais, blogs e vários outros canais. Isso tudo se torna um importante material para compreender melhor o perfil do seu cliente.

Estratégias mais eficientes

No manual de práticas de “Como afundar o seu negócio” está a dica de elaborar estratégias baseadas no mais puro “achismo”. 

 

Felizmente, diante da análise de dados, você tem condições de elaborar estratégias precisas, baseadas em números, estatísticas, não no modo “eu acho que vai dar certo”.

 

Analista de Big Data - A profissão do presente (e do futuro)

Diante da importância do Big Data, a presença de um profissional capacitado para mensurar dados e informações corretamente se torna fundamental. Além disso, diante da cada vez mais necessária digitalização, ela vai permanecer por muito tempo relevante. 

Quem quer entrar no mercado irá encontrar várias portas abertas ao saber que domina ferramentas de análise de dados. 

O analista de dados é o profissional que tem a função de coletar, compilar, analisar e proporcionar interpretações precisas acerca de tais informações coletadas.

Entre os conhecimentos essenciais que fazem parte do universo de um analista de dados estão noções de linguagens de programação, raciocínio lógico e domínio de banco de dados.

A análise de dados é muito importante para o êxito do seu negócio

Informações são bens valiosos na era digital. É por meio delas que se torna possível criar estratégias eficientes, interagir de maneira correta com os clientes e direcionar o negócio para o caminho certo.

O Big Data, essa enorme quantidade de dados geradas no dia a dia, deve ser bem analisada. É aí que os profissionais da área, munidos com as ferramentas adequadas, fazem toda a diferença.

Ter um qualificado serviço de host para o seu site ajuda muito na sua presença digital, mas para ela se tornar qualificada e com uma boa interação com os consumidores, é essencial utilizar o Big Data a seu favor.

Por essa razão, para manter o seu negócio forte no atual cenário, é preciso saber gerenciar e principalmente saber o que fazer com tantos dados gerados. 

E então, o que achou do artigo? Não deixe de compartilhar esse conteúdo entre os seus contatos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 23h03 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

17° Sensação
24 km/h Vento
72.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens