Sexta, 18 de Setembro de 2020
43 99124-9171
Política POLÍTICA

Tercilio questiona se corregedoria pode autorizar aumento de custas de cartório

Ele pediu hoje uma análise das áreas técnicas da Assembleia Legislativa para verificar se a Corregedoria tem autonomia para majorar as taxas

15/09/2020 18h06
Por: Redação Fonte: Da Assessoria
Divulgação
Divulgação
Uma instrução normativa da Corregedoria-Geral da Justiça do Paraná, publicada no último dia 2 de setembro, permite aos cartórios aumentarem os valores de diversos serviços. O deputado estadual Tercilio Turini recebeu informações de diversos advogados, apontando que em alguns casos as custas judicais subiram até 100%.
Ele pediu hoje uma análise das áreas técnicas da Assembleia Legislativa para verificar se a Corregedoria tem autonomia para majorar as taxas. “O aumento foi autorizado numa canetada, justamente no momento em que estão em discussão projetos de lei tratando do assunto e inclusive foi formada uma comissão para avaliar detalhadamente o aumento de custas de cartórios”, disse.
Entre serviços que ficaram bem mais caros, advogados citaram ao deputado como exemplo a certidão para lavrar escritura amigável de partilha de bens. “Foi uma surpresa ver essa instrução normativa, bastante generosa com os cartórios. E quem vai pagar a conta mais uma vez é a população, isso é uma injustiça”, declarou Tercilio Turini.
“Fiquei muito preocupado com essa autorização para aumento de custas, porque o tema já rendeu bastante polêmica e não houve definição da Assembleia”, afirmou. “Se pode ser decidido de forma unilateral, aí a situação é ainda mais preocupante”, disse Tercilio Turini. Um dos advogados que demonstrou a mesma preocupação foi João Aparecido Michelin, de Apucarana, integrante do Tribunal de Disciplina e Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Paraná).
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 16h46 - Fonte: Climatempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 34°

32° Sensação
20.6 km/h Vento
21.2% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens