A 52ª Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial (Efapi) começou na quarta-feira, dia 14. Na manhã de quinta-feira, centenas de agropecuaristas do Norte Pioneiro participaram das palestras técnicas promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR – Iapar – Emater), que ocorreram até sexta-feira, dia 16.
O Diretor-Presidente do IDR-PR, Richard Golba, esteve presente na quinta-feira, quando foram discutidos temas importantes sobre a produção orgânica, como "Biodiversidade na Produção Orgânica" e "Processos Biológicos na Produção Orgânica". As palestras foram conduzidas pelo Biólogo Prof. Dr. Leopoldo Sussumu Matsumoto, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp – Campus de Bandeirantes), e pelo Técnico Agropecuário Adriano Lucio Alboneti (IDR-PR), respectivamente.
Durante o evento, Richard Golba, natural de Ponta Grossa, formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e com longa experiência como extensionista desde 1984, destacou que o foco do IDR-PR é a agricultura familiar, embora também atendam grandes produtores. Ele assumiu a presidência do IDR-PR novamente em maio deste ano.
Produção orgânica em destaque
O Chefe Regional do IDR-PR no Norte Pioneiro, Eng. Maurício Castro Alves, ressaltou o crescimento da produção orgânica na região, destacando que o IDR-PR tem se tornado uma referência no setor. Richard Golba enfatizou que, apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer em nível estadual, o mercado de orgânicos é promissor. Ele salientou que, à medida que os processos de produção se tornam mais eficientes, os produtores ganham confiança para ampliar suas operações, e o papel do IDR-PR é apoiar esse crescimento.
Golba também sublinhou a importância de capacitar os técnicos para que possam auxiliar os produtores a minimizar erros na produção orgânica. Ele elogiou o trabalho do Gerente Regional Maurício, destacando sua dedicação ao setor.
Merenda escolar e desafios
Durante as palestras, foi mencionado que, até 2030, o mercado poderia abastecer a merenda escolar com produtos orgânicos. Richard Golba afirmou que essa é uma meta ambiciosa, e que o IDR-PR está se reposicionando para enfrentar esse desafio, dado que a agricultura orgânica é uma prioridade para o instituto. Ele destacou que, embora a alimentação escolar já compre produtos orgânicos, ainda há muito a ser feito para alcançar o objetivo de suprir completamente a merenda escolar com esses produtos.
Golba também mencionou os desafios enfrentados pelas cooperativas da agricultura familiar, que precisam estar bem estruturadas para atender às demandas do mercado. Ele afirmou que o IDR-PR está trabalhando em parcerias para superar esses desafios, como a aliança com o Sebrae, visando fortalecer a estrutura das cooperativas e ampliar a oferta de produtos orgânicos.
Desafios e oportunidades na agricultura orgânica
Na 52ª Efapi, o Prof. Dr. Leopoldo Matsumoto destacou em sua palestra a importância do uso de microrganismos na agricultura para produzir alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos. Ele ressaltou que, embora a agricultura esteja cada vez mais tecnificada, ainda há lacunas no apoio técnico oferecido aos produtores, especialmente na agricultura orgânica.
Matsumoto também falou sobre a possibilidade de a produção orgânica suprir a demanda da merenda escolar paranaense nos próximos anos. Ele afirmou que, para alcançar essa meta, é necessário aumentar significativamente as áreas de produção orgânica e oferecer mais incentivos governamentais para o setor. Além disso, ressaltou a importância de as universidades repassarem conhecimentos práticos aos agricultores, destacando o papel do IDR-PR na disseminação dessas informações.
Outros eventos
No dia 16, também ocorreram os Encontros Regionais de Apicultura e Pecuária de Corte na Expo-2024, agregando ainda mais valor à 52ª Efapi.
Mín. 18° Máx. 36°