Onze profissionais formadas em projeto desenvolvido com a participação do Ministério Público do Paraná passarão a atuar na prevenção da violência escolar em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do estado. O avanço será celebrado na manhã desta segunda-feira, 16 de setembro, em atividade de encerramento que será realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. A iniciativa que possibilitou a formação contou com o apoio do MPPR, por meio do Núcleo de Práticas e Incentivo à Autocomposição (Nupia).
O projeto começou a ser construído em 2022, a partir de demanda da Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Platina, que buscou o apoio do MPPR para capacitar pessoas para atuarem com justiça restaurativa na prevenção e tratamento dos casos de violência contra a mulher. Em 2023, o MPPR celebrou com o Município de Santo Antônio da Platina um termo de cooperação para a formação de facilitadores de círculos de construção de paz para atuarem na prevenção da violência escolar. A capacitação dos profissionais foi oferecida pelo Nupia – as 11 concluintes, todas mulheres, serão certificadas pela Escola Superior do Ministério Público do Paraná.
As participantes atuam em diversas áreas do Município, como escolas, CMEIs, unidades de acolhimento, Conselho da Comunidade, Câmara de Vereadores e Secretarias Municipais de Educação e da Saúde. Durante o período do curso, elas realizaram atividades em escolas, unidades de acolhimento, centros de atenção a pessoas em vulnerabilidade e com as equipes que atuam nas diversas instituições. Com a formação concluída e certificada, elas passarão a fazer um trabalho constante de prevenção da violência em estabelecimentos de Santo Antônio da Platina.