Supermercado Real POP UP 2
LUIZINHO AR CONDICIONADO 970X90
Lettech 970x90
S.A.PLATINA

Quase 10 anos depois unidade móvel odontológica vai atender comunidade

Abertura do programa acontecerá no próximo dia 24, no distrito de Conselheiro Zacarias

13/08/2019 20h02
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

Após praticamente uma década de espera, os moradores de Santo Antônio da Platina finalmente terão à disposição a unidade móvel odontológica, que levará tratamento dentário a bairros da zona rural onde existe demanda acumulada para este tipo de atendimento. A abertura do programa acontecerá no próximo dia 24, no distrito de Conselheiro Zacarias. O objetivo é chegar a pacientes que tenham dificuldades em ir até a cidade para se consultar.

O veículo van já está no local há vários dias e essa morosidade para o início das atividades gera reclamação de alguns moradores da comunidade. Entretanto, de acordo com informações da Secretaria de Saúde de Santo Antônio da Platina, a unidade móvel ainda recebia instalações hidráulica e elétrica para que os atendimentos pudessem começar.

Ainda segundo a secretaria, a unidade ficará em Conselheiro Zacarias até zerar a fila de pacientes que aguardam por atendimento odontológico. Por ora não está definido qual será a próxima localidade a receber o projeto, mas deverá ser anunciado previamente pela pasta.

“A unidade ficará um período em Conselheiro Zacarias e posteriormente será analisado por triagem a localidade que tem a maior demanda de atendimentos odontológicos”, explica a coordenadora de Saúde Bucal de Santo Antônio da Platina, Marlene de Fátima Teixeira Garcia.

Vale salientar que o projeto será responsável por realizar atendimentos odontológicos básicos. Os casos de maior complexidade deverão ser tratados nos postos de saúde.

PROGRAMA

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Brasil Sorridente, pretendia implantar, até 2014, mil novas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) em todo o País. No Paraná, a projeção de investimentos, à época, era de R$ 164,4 milhões, a serem empregados para custear o trabalho das Equipes de Saúde Bucal (ESB), vinculadas às unidades básicas de saúde, e o funcionamento dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Cada unidade funciona como um consultório odontológico móvel, instalado em uma van adaptada, que circula por regiões em que a população tem dificuldade de acesso a tratamentos de saúde bucal, com capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês.

A ação integrava o Programa Brasil Sem Miséria, cujos objetivos eram facilitar o acesso aos serviços públicos, elevar a renda e as condições de bem-estar de famílias que estão em extrema pobreza.

No dia 10 de agosto de 2012, a então presidente Dilma Rousseff (PT) e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram em rede nacional a doação de 10 consultórios odontológicos, uma Unidade Odontológica Móvel e novos equipamentos para o Laboratório de Prótese Dentária de Santo Antônio da Platina (PR).  Contudo, desde então, a Unidade Odontológica Móvel nunca funcionou de acordo com a proposta anunciada pelo Ministério da Saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 11h09
28°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 19°
29°

Sensação

1.5 km/h

Vento

54.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
TOCA LANCHES
Cinema Caffe 300x600
Foto Valdir
Ademir Imóveis 300x600
CINEMA CAFFE 300x250
KANOA TROPICAL HOTEL
WhatsApp Tá no Site
Lettech 300x250
Rodoviário Afonso 300x250
RM AR CONDICIONADO
Blogs e colunas
Foto Valdir
PIPELINE PISCINAS
CDS 300x250
SICOOB
Últimas notícias
LUIZINHO AR CONDICIONADO 300X250
SCHMIDT MOTOS 300x250
Mais lidas
Óptica Visão
Supermercado Real 300x250 nas notícias
NEFERSON 300x250 NOTÍCIAS
AUTOAR REVISORA 300x250
CENTRO AUTOMOTIVO BEIRA RIO 300x250 INTERNA