
O trabalho não para. Após as fortes chuvas que atingiram Santo Antônio da Platina na madrugada de sexta-feira (16), a Prefeitura intensificou as ações de recuperação neste sábado (17), mobilizando equipes da Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas para atender as ocorrências na área urbana e na zona rural. Os servidores aproveitaram a melhora do tempo para avançar nos serviços e prestar assistência aos moradores.
Sob a coordenação do secretário municipal de Serviços e Obras Públicas, Eraldo Alves da Silva, mais de dez servidores atuaram nas frentes de trabalho, realizando vistorias, sinalizando locais afetados e executando reparos emergenciais. A determinação da gestão do prefeito Gil Martins e da vice-prefeita Terezinha Maiorky foi dar respostas rápidas às demandas, priorizando a segurança e a recuperação da infraestrutura do município.
Na Rua 24 de Maio, esquina com a Rua Benjamin Constant, uma galeria pluvial foi danificada e exigiu intervenção das equipes na manhã deste sábado (17).
Outro ponto atendido foi na Rua São Paulo, esquina com a Rua 24 de Maio, próximo à sede de tratamento de água da Sanepar. A galeria estava entupida com muita sujeira — inclusive garrafas PET, tela de proteção (grade) de ventilador e pedaço de cabo de vassoura —, o que obstruiu a passagem da água, que chegou a entrar no quintal de uma residência nas imediações.
Na segunda-feira (19), logo pela manhã, uma equipe estará num trecho da Rua Curitiba, na Vila Ribeiro, onde será necessário um serviço de maior complexidade, pois a tubulação de galeria foi danificada.
O secretário Eraldo informou ainda que há um trecho na Rua Marechal Deodoro onde as chuvas provocaram uma depressão no asfalto — o serviço corresponde à abertura da largura da rua e aproximadamente 11 metros de comprimento. Neste sábado e domingo, a equipe terceirizada da Sanepar realiza o serviço. Após essa etapa, a Prefeitura fará, na segunda (19), a recomposição do pavimento, conforme cronograma já previsto.
As equipes da Secretaria de Obras também percorreram estradas e pontos de passagem na zona rural neste sábado, onde o volume de chuva comprometeu trechos de vias e estruturas.
No Distrito do Monte Real, uma ponte próxima ao campo de futebol sofreu danos e precisou ser interditada e sinalizada preventivamente. Apesar da interdição, os moradores da região não ficam isolados, pois existe uma rota alternativa de acesso pela parte superior do distrito. Por se tratar de uma intervenção mais complexa, os trabalhos de recuperação estão previstos para começar no início da semana.
Na estrada do Ribeirão Bonito, na região do Bairro dos Glórias, as equipes identificaram danos em uma cabeceira de ponte e outros pontos que necessitavam de reforço. A Prefeitura realizou o transporte de pedras para a recuperação dos trechos, que permanecem transitáveis e, conforme avaliação no local, não apresentam impedimento à passagem. Motoniveladora (patrola), caminhão caçamba e retroescavadeira estão nas estradas rurais.
Também neste sábado (17), foram realizadas ações de atendimento na estrada do Palmital, antigo trecho da Fazenda Cafezinho, além de vistorias em outros pontos atingidos pelas chuvas. Os locais que necessitam de intervenções estão sendo monitorados e atendidos conforme a urgência e a complexidade de cada serviço.
O secretário Eraldo e os servidores da Secretaria de Serviços e Obras Públicas seguem trabalhando e acompanhando as ocorrências e organizando as próximas etapas dos trabalhos.






























