Sexta, 29 de Maio de 2020
43 99124-9171
Educação PROGRAMA

Aluna de Direito inaugura dupla graduação da UENP com Universidade da Espanha

Universitária poderá atuar como bacharel tanto em território brasileiro, como nos países que fazem parte da União Europeia (UE)

30/08/2019 20h18
Por: Redação Fonte: Da Assessoria
Lara Lopes será a primeira estudante da UENP a ingressar no programa de dupla graduação com universidade espanhola - Divulgação
Lara Lopes será a primeira estudante da UENP a ingressar no programa de dupla graduação com universidade espanhola - Divulgação

A estudante do 5º ano de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Lara Helena Pinheiro Lopes, de 22 anos, será a primeira acadêmica da UENP a ingressar no programa de dupla graduação que a Instituição tem em convênio com a Universidad de Murcia (UM), da Espanha. O acordo entre as Universidades paranaense e espanhola foi firmado em março de 2018.

Ao concluir seu curso, a acadêmica terá dupla graduação em Direito, tanto pela UENP, como pela UM. Com isso, a universitária poderá atuar como bacharel tanto em território brasileiro, como nos países que fazem parte da União Europeia (UE). Lara parte para a Espanha em 1º de setembro e retorna para o Brasil em julho de 2020. Universitários espanhóis também poderão estudar na UENP e obter a mesma dupla titulação. 

Lara compartilha algumas de suas expectativas em relação à experiência que viverá na Espanha.  “A dupla titulação fornece muitas vantagens. Além de conhecer outro país, me aperfeiçoar no idioma e enriquecer meu currículo, vou ter dois diplomas: um válido em toda a União Europeia e um válido no território brasileiro. Isso abre muitas portas para a minha carreira”, afirma. “Acredito que será ótimo continuar a graduação em Direito na Espanha e em uma universidade com tanta tradição. A UM têm bastante experiência com estudantes estrangeiros, então estou tranquila, porque sei que serei bem recebida”, projeta Lara.

Natural de Santa Cruz do Rio Pardo-SP, Lara relata que desde o começo da graduação - e até mesmo antes disso - sempre teve como objetivo ingressar em algum projeto de internacionalização. “Eu queria alguma oportunidade que realmente pudesse agregar para o meu currículo, e não apenas a experiência no exterior. Quando eu li no site da UENP a notícia do convênio com a UM, eu pensei ‘é isso que eu quero’. Toda a equipe da Universidade fez de tudo para que meu processo desse certo, me auxiliaram muito”, relembra a estudante. 

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da UENP, professor-doutor Fernando Brito, a participação de uma estudante no programa de dupla graduação com a UM é um marco para o processo de internacionalização da Universidade. “Nós tivemos algumas experiências de mobilidade em vários cursos já, mas é a primeira vez que uma Universidade estrangeira atribui equivalência integral a um currículo de graduação da UENP”, menciona.

“Isso significa que ao final do programa de dupla graduação, a aluna receberá dois diplomas, um emitido pela UENP e outro pela UM, conferindo no Brasil e em mais 48 países que integram o Espaço Europeu de Ensino Superior todos os direitos e prerrogativas da graduação em Direito. Particularmente para o curso de Direito, essa primeira experiência completa o ciclo de internacionalização do curso, que já teve experiências dessa natureza na pós-graduação”, finaliza Brito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 01h42 - Fonte: Climatempo
10°
Tempo aberto

Mín. Máx. 24°

° Sensação
13.6 km/h Vento
82.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Domingo (31/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens