Quinta, 27 de Janeiro de 2022
22°

Pancada de chuva

Santo Antônio da Platina - PR

Agricultura Paraná

IDR-Paraná e prefeitura firmam parceria para o desenvolvimento de Cerro Azul

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater) e a prefeitura de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, assin...

21/12/2021 às 11h10
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: IDR-PARANÁ
Foto: IDR-PARANÁ

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater) e a prefeitura de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, assinaram um termo de cooperação para incentivar o desenvolvimento do município.

O plano de trabalho envolve melhorar os plantios de tangerina ponkan, capacitar os produtores, criar novos canais de comercialização e instalar uma escola de ensino técnico voltada à formação dos filhos de agricultores da região.

O prefeito Patrik Magari a importância da Iniciativa. "Essa parceria vai beneficiar a agricultura familiar que é a grande mola propulsora da economia de Cerro Azul. Vamos desenvolver ações em conjunto, buscando uma produção com mais qualidade em um município que já é referência em volume na atividade no Vale do Ribeira", afirmou.

Segundo Magari, até hoje as duas instituições vinham trabalhando separadamente e isso, muitas vezes, tem diminuído os resultados das ações.  "Agora o impacto será maior na melhoria da vida dos agricultores familiares. Com o termo de cooperação estamos somando forças e poderemos visualizar um trabalho conjunto. Teremos mais assertividade nas ações e no que é preciso desenvolver no município", completa.

PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO -Magari adianta que o plano define ações na área de citricultura, levando aos agricultores variedades de mais qualidade e mais produtivas. Além disso, o cultivo de aipim de mesa deve ganhar mais atenção. "Vamos também fortalecer ações na pecuária com a introdução da raça Purunã, incentivo à implantação de sistemas agroflorestais e produção de hortifrutis em geral", ressaltou.

O prefeito disse, ainda, que a intenção é fazer com que os pomares de citros, por exemplo, tenham produção melhor distribuída ao longo do ano, evitando os prejuízos da sazonalidade.

AÇÕES -Orival Stolf, gerente regional do IDR-Paraná, lembra que o plano de trabalho discutido com a prefeitura é parte do termo de cooperação e estabelece diversas ações nas principais cadeias produtivas do município. "Vai desde a implantação de Unidades de Referência para a difusão de novas tecnologias, até a capacitação de viveiristas para a produção de mudas, organização dos produtores voltada à comercialização e acesso das cooperativas e associações do município na Ceasa", explicou.

Além disso, Stolf destacou a estruturação da rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que vai contar com a participação da prefeitura, IDR-Paraná e parceiros.

ALTERNATIVAS -O plano ainda prevê levar aos agricultores alternativas de produção como o maracujá, uva, pitaya, cana-de-açúcar, pequenas frutas e o turismo rural, atividades que têm como objetivo incentivar o desenvolvimento rural sustentável.

"Cerro Azul é um município estratégico no Vale do Ribeira. Hoje 71% da sua população vivem no meio rural e o município lidera o processo de estímulo à agricultura familiar", destaca Stolf.

ESCOLA TÉCNICA -Uma outra ação importante será a preparação do ambiente para buscar a instalação de uma escola técnica voltada aos jovens filhos de agricultores da região.  "Esta é uma demanda com a qual a gente se depara todo dia. Uma boa parte dos jovens sai de Cerro Azul em busca de capacitação em outros municípios. Queremos trazer essa capacitação para o município e fazer com que os jovens se profissionalizem e percebam o potencial que as suas propriedades têm", concluiu o prefeito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Santo Antônio da Platina - PR Atualizado às 22h48 - Fonte: ClimaTempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 32°

Sex 26°C 18°C
Sáb 24°C 17°C
Dom 23°C 17°C
Seg 25°C 18°C
Ter 27°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes