Domingo, 09 de Agosto de 2020
43 99124-9171
Cidades BRASIL SORRIDENTE

Unidade móvel é alvo de reclamações em Santo Antônio da Platina

Unidade está desde o meio do ano passado no distrito de Conselheiro Zacarias

14/01/2020 20h20
Por: Redação Fonte: Tribuna do Vale
Foto registrada por morador mostra unidade móvel sem funcionar no distrito de Conselheiro Zacarias - Divulgação
Foto registrada por morador mostra unidade móvel sem funcionar no distrito de Conselheiro Zacarias - Divulgação

Os moradores do distrito de Conselheiro Zacarias, em Santo Antônio da Platina, reclamam da lentidão do atendimento na unidade odontológica móvel do programa Brasil Sorridente. Segundo relatos, a van onde funciona a unidade está parada e sem uso há algumas semanas, após ter realizado atendimentos a pacientes locais.

“Demorou uma eternidade para começar a funcionar, depois atendeu umas duas ou três vezes e já parou de novo. Acham que porque aqui é um patrimônio distante ninguém saberia, mas o veículo está abandonado no pátio da igreja e o povo sem saber quando vai funcionar, ou se vai voltar a funcionar”, reclama um dos moradores em contato com a Tribuna do Vale.

“O prefeito falou outro dia que está funcionando, mas ele se enganou, porque não está atendendo. Se viesse aqui para ver saberia a realidade”, continua.

Secretária explica

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina, Gislaine Galvão, o cronograma de atendimento no distrito de Conselheiro Zacarias prevê a ida da dentista responsável até a comunidade uma vez por mês, e talvez daí a estranheza dos moradores. De qualquer forma, a secretária garante que o número de atendimentos é relevante e não foi interrompido.

“Tivemos 52 pacientes atendidos, com 114 procedimentos realizados, tudo registrado nos prontuários. Agora, houve o recesso de fim de ano e a dentista responsável pegou férias, então teve a paralisação dentro do previsto, mas na semana que vem os atendimentos já voltam ao normal”, explica Gislaine.

A secretária ainda afirma que os tratamentos iniciados em Conselheiro Zacarias serão concluídos e na sequência a unidade odontológica móvel irá para o bairro Ribeirão Bonito, o que deve acontecer antes do Carnaval.

O Programa

O Programa Brasil Sorridente previa implantar até 2014, mil novas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) em todo o País. No Paraná, a projeção de investimentos, à época, era de R$ 164,4 milhões, a serem empregados para custear o trabalho das Equipes de Saúde Bucal (ESB), vinculadas às unidades básicas de saúde, e o funcionamento dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Cada unidade funciona como um consultório odontológico móvel, instalado em um veículo van adaptado, que circula por regiões em que a população tem dificuldade de acesso a tratamentos de saúde bucal, com capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês.

A unidade de Santo Antônio da Platina chegou ao município há quase 10 anos, mas só entrou em funcionamento em agosto do ano passado. Como a unidade móvel precisa de instalações hidráulicas e elétricas, a mudança entre bairros leva algum tempo para se concretizar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Antônio da Platina - PR
Atualizado às 05h24 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 28°

14° Sensação
13 km/h Vento
73.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Terça (11/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens